E aí, sobreviventes!

Como vocês com certeza já ficaram sabendo, PUBG: BATTLEGROUNDS será gratuito a partir de 12 de janeiro de 2022! É um momento empolgante, mas sabemos que uma transição dessas sempre suscita dúvidas importantes. Especificamente: como vamos lidar com trapaceiros em um jogo gratuito?

O combate à trapaça sempre é uma prioridade crítica, mas, com a chegada da gratuidade, um sistema antitrapaça eficaz passa a ser mais necessário do que nunca, já que contas banidas podem ser repostas infinitamente e sem dificuldade.

Pensando nisso, estamos preparando, discreta e intensamente, uma série de soluções para combater programas de trapaça. Dito isso, o combate à trapaça é uma luta constante, e não há nada que nós ou outros possamos fazer para eliminar completamente as trapaças em jogos online competitivos…

Nesta carta dos desenvolvedores, vamos contar mais detalhes do que estamos preparando para 2021, em que pé está nossa situação no combate à trapaça e o que temos reservado para o futuro.

O que fizemos em 2021

Dividimos nossos esforços de 2021 em quatro categorias, que vamos explorar mais a fundo:

  1. Melhorias em soluções contra trapaças
  2. Melhorias de banimento de hardware
  3. Vulnerabilidades de clientes de jogo
  4. Reforços contra abuso no jogo

Melhorias em soluções contra trapaças: Zakynthos

Zakynthos é nossa solução contra trapaças patenteada que implementamos em janeiro de 2021 para acelerar o processo de combate à trapaça. Antes dependíamos de soluções externas mais lentas, e o tempo que poupamos com Zakynthos nos ajudou a eliminar 28% mais trapaceiros do que no ano anterior.

Antes de falarmos sobre o que o futuro reserva para Zakynthos e o combate à trapaça, vamos explicar um pouco nossos métodos para lidar com programas de trapaça. Quando descobrimos um programa de trapaça novo, nós o obtemos e fazemos engenharia reversa para realizar uma análise completa e aprofundada do que ele faz e de como ele contorna nosso sistema de segurança. Assim que preparamos uma contramedida com nossos testes, desenvolvemos uma lógica de detecção em nossas soluções contra trapaças. Depois disso, testes de estabilidade e outros passos ajudam a garantir que essas atualizações não comprometam a integridade geral do jogo.

Apesar de tudo isso, os desenvolvedores de trapaça são persistentes e, com o tempo, acabam aprendendo a evitar o radar das nossas soluções contra trapaças, então precisamos ajustar e aprimorar essas soluções constantemente para não ficarmos para trás. Aqui vai um pouco do que implementaremos em 2022:

  • Análise automática de softwares de trapaça com base em técnicas de aprendizado artificial
  • Monitoramento por 24 horas de Partidas Ranqueadas em classificações altas
  • Implementação de drivers de kernel
  • Prevenção contra interferência em clientes
  • Melhorias no sistema de banimento de hardware

Melhorias de banimento de hardware: trapaceiros não entram

Já faz algum tempo que andamos coletando informações sobre hardware de trapaceiros e banindo hardwares. Embora seja uma medida muito eficaz, nenhum software é perfeito, e alguns trapaceiros dedicados conseguiram encontrar formas de se esquivar dessas restrições a hardware.

Existe também a luta eterna para emitir banimentos ágeis e decisivos e evitar quaisquer falsos-positivos que uma operação dessa escala certamente acaba encontrando.

Para ajudar a resolver esses problemas, desenvolvemos uma nova tecnologia de banimento de hardware com algoritmos especiais, que implementamos em Zakynthos. Essa melhoria levou a uma redução de quase 30% nas estatísticas que acompanham o contato e a denúncia de jogadores contra trapaceiros. O novo banimento de hardware também impediu que jogadores penalizados contornassem seus banimentos, o que por sua vez nos ajudou nas estatísticas contra trapaças.

Vulnerabilidades de clientes de jogo

Em 2021, também nos concentramos em lidar com trapaças que tiravam proveito de vulnerabilidades em nosso cliente.

Em primeiro lugar, para combater hacks de velocidade e carros voadores, fizemos alterações para que a velocidade e o tempo no ar para movimentos de personagens e veículos fossem confirmados pelo servidor. No entanto, para aspectos de jogo em que o tempo de resposta é crucial, a confirmação de tudo pelo servidor poderia resultar em lentidão no movimento de personagens e no controle de veículos para todo mundo.

Sendo assim, analisamos os padrões de jogo de trapaceiros e conseguimos aplicar confirmações em servidor e outros mecanismos de defesa apenas para contas selecionadas. Como resultado, a quantidade de jogadores que usavam programas de trapaça relacionados ao movimento de personagens e veículos caiu impressionantes 99,97%!

Depois, combatemos trapaças que permitiam que jogadores conseguissem abates de distâncias absurdas ou que apontavam automaticamente o retículo nos adversários (ou Aimbots, como muita gente chama). Como esse tipo de trapaça é especialmente danoso para a vontade dos jogadores de continuarem jogando, trabalhamos muito com equipes de desenvolvimento de conteúdo para acrescentar diversos mecanismos de defesa e validação relacionados ao disparo de armas, além de reforçar Zakynthos para impedir que trapaceiros interferissem em nosso cliente.

Reforços contra abuso no jogo

À medida que uma quantidade cada vez maior de contas era banida pelos nossos esforços de combate à trapaça, os trapaceiros se dedicaram cada vez mais a adquirir contas substitutas. Conforme a demanda por contas prontas para o Modo Ranqueado aumentava, os casos de contas que obtinham EXP de Perícia de Sobrevivência de forma anormal também se tornaram mais numerosos.

Além disso, em graus altos do Modo Ranqueado, infelizmente identificamos um aumento do número de jogadores que formam equipe constantemente com trapaceiros para obter uma vantagem injusta em sua busca por RP (Pontos de Ranque).

O combate a programas de trapaça é muito importante, mas acreditamos que também seja importante reprimir esses casos de abuso para proporcionar um ambiente de jogo justo. Ao implementar técnicas de aprendizado artificial e analisar casos de abuso, reforçamos a penalização de jogadores que apresentam comportamento malicioso.

Como resultado de nossos esforços, a quantidade de jogadores que obtiveram EXP de Perícia de Sobrevivência de formas anormais diminuiu cerca de 30%, e a quantidade de jogadores que obtiveram RP por métodos ilícitos em graus altos do Modo Ranqueado diminuiu cerca de 50%. Conforme as melhorias são aplicadas e os jogadores entendem que não conseguirão trapacear impunemente mais, esses índices continuarão caindo.

Situação atual do combate à trapaça

Aqui na equipe de combate à trapaça, consultamos diversas estatísticas para aferir a situação geral do jogo no combate às trapaças. Antes, damos uma olhada na quantidade de contas suspeitas de trapaça em relação à contagem mensal de jogadores, pois esse dado nos dá uma noção intuitiva da situação geral.

Ao cumprir as metas deste ano para o combate à trapaça, a proporção de contas suspeitas caiu aproximadamente 45% em comparação com o início de 2021, e a situação continua melhorando. Nossos esforços para corrigir vulnerabilidades do cliente diminuíram constantemente o número de abates médio por partida para trapaceiros, um sinal claro de que o efeito dos trapaceiros no nosso serviço está diminuindo.

Mesmo se compararmos a quantidade de banimentos permanentes com o ano passado, o índice caiu aproximadamente 47%. Levando em conta o fato de que a proporção de contas suspeitas em relação ao tráfego mensal diminuiu e tem se mantido em um nível estável, isso pode ser visto como um sinal de que a quantidade de usuários de programas de trapaça também diminuiu consideravelmente.

Análise de soluções contra trapaça durante a Semana Gratuita

No passado, fizemos dois eventos de Semana Gratuita — uma em 2020 e outra em 2021. Embora tenham sido excelentes oportunidades de marketing para o jogo, esses fins de semana também proporcionaram um entendimento precioso sobre nossa capacidade de combate à trapaça em um ambiente de jogo gratuito.

Durante nosso evento de Semana Gratuita em junho de 2020, a proporção de suspeitas de trapaça disparou, especialmente em partidas normais. No entanto, durante o evento de Semana Gratuita de agosto de 2021, a proporção de suspeitas deu um salto após o início do evento, mas, com o tempo, voltou a baixar e se manteve na mesma escala do que havíamos observado antes do evento, marcando mais uma vitória promissora para Zakynthos.

Denúncias de trapaça em partidas ranqueadas

À medida que chegavam denúncias por parte de jogadores de classificações superiores que diziam ter visto mais e mais trapaceiros, nossa equipe estudou a taxa de denúncias em cada faixa de pontos de ranque. O gráfico a seguir demonstra que a taxa de denúncias era relativamente alta no início deste ano, mas caiu gradativamente conforme aplicávamos nossas soluções contra trapaças ao longo dos meses. Estamos cientes de que nem todos os índices melhoraram muito, mas é um começo promissor, e temos planos para fortalecer ainda mais nossas soluções contra trapaças.

Planos futuros para a equipe de combate à trapaça

Agora que falamos do que fizemos até aqui, vamos dar uma olhada no que nossas equipes vão fazer para a gratuidade e além.

Estamos sempre preparando reforços antitrapaça novos e aprimorados. Para citar alguns, estamos trabalhando ativamente para corrigir as situações em que trapaceiros contornam o sistema de autenticação por SMS e que trapaceiros invadem a conta de jogadores inocentes.

Recebemos várias sugestões de vocês todos para como podemos reduzir as trapaças no Modo Ranqueado, incluindo aumentar o nível de entrada de Perícia de Sobrevivência para o Modo Ranqueado. Consideramos essa sugestão, claro, mas ainda estamos alertas para o risco de criar um ambiente difícil para jogadores, iniciantes ou não, que estejam tentando atingir o nível de entrada para o Modo Ranqueado, especialmente na transição para a gratuidade e com o potencial para um grande aumento na quantidade de jogadores novos. É claro que vamos observar atentamente essa e outras sugestões enquanto trabalhamos rumo a uma solução definitiva.

Trapaças não são a única chateação que os jogadores enfrentam no jogo. O spam e a promoção dessas trapaças também são um problema constante. A promoção de softwares de trapaça no jogo está sob monitoramento constante, e estamos melhorando gradualmente, mas continuaremos redobrando nossos esforços contra promoções ilícitas. Também continuaremos aplicando medidas legais contra quem desenvolve, fornece e vende softwares de trapaça.

As soluções contra trapaça também serão fortalecidas para consoles. Adotamos medidas contra interruptores de atraso no início de dezembro e continuamos a pesquisar e desenvolver soluções contra acessórios de controle não autorizados que os trapaceiros usam para afetar negativamente o jogo em consoles.

Além disso, estamos trabalhando constantemente em nossas soluções para outros softwares de trapaça comuns, como hacks de percepção extrassensorial (que mostram a localização de inimigos) e “Aimbots”.

Por mais que desejemos revelar mais detalhes, os desenvolvedores de trapaças vivem de olho em tudo o que fazemos e usam todas as nossas informações para criar softwares de trapaça mais fortes e se manter um passo à frente das nossas soluções. Portanto, fizemos de tudo para apresentar o máximo possível de informações relevantes e promissoras e manter o resto um pouco mais secreto.

Sabemos que vocês se interessam muito por nossos esforços de combate à trapaça, e sabemos que continuarão exigindo muito de nós devido à grande competitividade de um jogo como BATTLEGROUNDS. Pode ser que ainda tentemos não divulgar temas relacionados ao combate à trapaça, mas sempre pensaremos em formas de comunicar com mais frequência o que pudermos. Não podemos prometer nenhuma data específica, mas voltaremos com mais informações assim que realizarmos melhorias notáveis no combate à trapaça.

A batalha contra os trapaceiros continua enquanto PUBG: BATTLEGROUNDS entra no mundo da gratuidade, mas estamos com muita dedicação e faremos de tudo para garantir não apenas que vocês fiquem sabendo, mas que também sintam pessoalmente os efeitos de nossas soluções contra trapaças.

Agradecemos a atenção!

A gente se vê nos campos de batalha.

Equipe de Combate à Trapaça do PUBG

Se você quiser continuar informado sobre PUBG acesse nossa lista completa de notícias em https://pubg.com.br/noticias/

Não deixe também de visitar https://pubg.com.br/campeonatos/ para acompanhar todos os campeonatos e começar a se preparar para se tornar profissional!